EUTANASIA

Agora um assunto polêmico.
Todo mundo sabe que a média de idade esta aumentando. Antigamente a gente morria com mais ou menos 70 anos.Hoje em dia, vão até 90/100.Não acho justo .Onera demais os jovens que ficam cuidando das mães, pais, avós, etc, as vezes até deixando de viver a sua vida. Logicamente há exceções: conheço uma senhora de 80 anos que teve 10 filhos e até hoje ,com netos e bisnetos, faz esqui aquático, nada todo dia, e é presidente de uma sociedade beneficente. Esta sempre arrumada, cabelo, roupa, tudo, e a casa é um brinco. Conheço um senhor que, com 85,trabalha o dia inteiro, joga tênis 4 vezes por semana, e faz ginástica mais 3 xs com sua personal trainer( antigamente era professora de ginastica …) Mas a maioria esta debulhando ! Que tal marcar uma idade,e quando lá chegar colocar todo mundo no paredão ,e …ratarataratarata… matar todos ! (brincadeirinha).
Eu sou a favor da eutanásia. Eu sei que haveria abusos: o filho que mata o pai para receber logo a herança, filha que mata a mãe porque dá trabalho, etc etc…
Depois, tem uma vantagem: eu tenho 79. Se eu souber que vou morrer com 85,me programo para o grande dia. Posso querer mudar de casa porque estou sozinha e a casa é muito grande; ou então, pegar um navio e sair por aí; começo a me desfazer de coisas que não uso mais. Fico somente com o essencial e do que eu realmente gosto. Mas como não se pode prever o futuro, fica aquela espada na cabeça: e se eu viver até os 100 anos…? Como é que fica?
Eu vi há muito tempo atrás um filme com Anthony Quinn em que ele era um esquimó. Viviam ele, a mulher e a sogra num iglu e ele dava um duro para conseguir carne naquelas paragens geladas. Quando eles tem um filho, e a velhinha vai ficando sem dentes, a filha ou esposa mastiga a comida e coloca na boca dela para alimentá-la. Chega uma hora em que o Anthony Quinn leva a velha para o alto do morro, e deixa-a lá para ser comida pelos ursos, ou outros bichos. Ela fica lá sentadinha, de pernas cruzadas, muito calma e serena. Aquilo me impressionou muito, mas tem uma explicação: o urso precisa comer para viver; o esquimó precisa do urso também para se alimentar, principalmente agora que nasceu o filho, e assim se completa o ciclo da vida.

Deixe um comentário

