TRABALHO

Temos um grupo de senhoras que trabalham juntas há mais de 30 anos. Somos mais ou menos 10 fixas e uma 3 ou 4 eventuais. Tres já morreram e eu, com 75, sou quase a caçulinha.
Já fizemos enfeites de natal (alias, muito lindos), servimos fettuccini na Feira da Bondade e hoje só costuramos para os pobres. Mas está ficando dificil: metade está surda, metade nao enxerga direito, outras nao podem abaixar, outras sao preguiçosas mesmo. É mais pratico pedir que levantar e fazer.
Me lembra muito das pessoas que dizem que nao vao ao hospital ver os doentes, pois o cheiro do éter ou o ambiente nao faz bem a elas. Ora, os hospitais hoje em dia sao hoteis 5 estrelas, o preço deve ser até mais caro. É muito pratico voce nao fazer a obrigaçao alegando uma desculpa. Logicamente hospital nao é passeio, por isto acho que cansa tanto fazer companhia a um doente. Os fluidos de um hospital sao ruins…doença, morte, dor, e voce sai cansado sem ter feito nada.
Mas, voltemos a nossa costura: acho um milagre que tantas mulheres convivam tanto tempo sem brigas, facadas e mortes.Tem algumas mais chatas, outras mais moles, outras com um ritmo proprio. Umas até hoje nao sabem o que fazer a nao ser que voce mande. Outras já chegam e metem a mao na massa. Agora a surdez é que as vezes pega: mesmo as que tem aparelho esquecem de coloca-lo, entao a gente comenta um artigo que saiu no jornal, uma dá um palpite, outra despalpita e quando morre o assunto a surdinha fala: voces leram que… e começa tudo de novo.
Penso assim: se eu nao tivesse 2 dias na semana a minha costura, o que eu faria todos os dias? e como nao consigo ficar sem fazer alguma coisa com as maos, chego em casa e faço casaquinhos de trico, xales, prego colchete, tudo para os enxovais que armamos…nao é bom ?!

2 opiniões sobre “TRABALHO

Deixe um comentário

