CASAMENTO x ENTERRO . parte 1 – casamento

Quando digo que prefiro um enterro a um casamento pensam que estou fazendo genero, mas raciocinem comigo.
Primeiro, o vestido: geralmente é aquele pretinho basico, tao amigo que voce abre o armario, assobia e ele sai contente porque vai passear, quando requer mais que ele, complica.
Segundo, os sapatos: logicamente é aquele preto, reservado só para essas ocasioes, com salto, no qual voce anda quinze metros e já está com dor nas costas, nos pés e parecendo que está pisando em ovos com medo de cair.
Terceiro, cabelereiro: 99% das pessoas idosas tem cabelo curto, todas mais ou menos iguais, mas tem que faze-los mais unhas e pés se for usar uma sandalia ou, se cair e torcer o tornozelo ( imagine tirar o seu pisante e voce com unhas quebradas e calos).
Quarto, maquilagem: faço ou nao ? se fizer com uma profissional posso ficar parecida com umavelha de mascara ou um travesti. Se eu mesma fizer, sou eu mesma um pouco mais caprichada.
Agora, a conduçao: se eu for guiando como estacionar e sair com as jóias que ainda me restam ? com medo até de ficar sem elas, com salto nao dá nem para correr. A bolsa mal dá para levar um lenço, um batom, cogarro, chaves de casa, e uma nota de cincoenta para um taxi eventual. O presente já foi visto, quase sempre acima das suas posses e coisas que voce nao escolheria.
O casamento é as 20hs, chego as 20.10, sempre muito pontual e sento num ponto estrategico. A igreja está vazia, rezo um pouco, sento e penso que poderia ter trazido minhas palavras cruzadas para passar o tempo. Olho o relogio, sao 20.20… começo a olhar as pessoas que chegam, 99% das mulheres de vestido preto, duas de branco, oito de vermelho. as mocinhas de cabelo escorrido, as medias de coque e as velhas de curto. 20:40hs, já vi todo mundo, cumprimentei algumas , sorri para outras e tento sair do foco do fotografo que vai de banco em banco filmando…21hs ! Vejo algumas madrinhas entrando, fico toda animada, parece que agora vai… 21:15 chega a noiva, finally! Vestido branco, véu e bouquet de flores nas maos tremulas. As feias conseguem ficar muito bem, quase bonitas. as bonitas ficam lindas.
Hoje em dia é uso e costume terem 8/10/12 padrinhos de cada lado, masi os pais dos noivos, é um exercito no altar. O padre fala, o noivo fala, a noiva fala, nao se escuta nada pois os convidados falam ainda mais. Estou com fome! devia fazer como Scarlett O’Hara em “O vento levou” que sempre comia alguma coisa em casa antes de ir a alguma festa.
Acabou a cerimonia! os noivos vao cumprimentar os padrinhos e levam mais ou menos meia hora…nesta hora só penso na minha camisola, meu chinelo e meu sofá.
Vamos para a festa. Sentamos numa mesa com 5 ou 6 idosas (para nao falar velhas), pegamos uma taça de prosecco, finge que é champagne e esperamos passar os salgadinhos.Mas agora nao é mais assim:inventaram as “ilhas de comida”! voce tem que ir lá para comer alguma coisa. Se voce for a primeira a se levantar, pode estar certa que as outras vao pedir alguma coisa. E lá vem voce de volta com um pratinho cheio de pate, queijos, salmao, etc e quando voce chega na mesa somem dos seu olhos.
Tenta-se conversar mas como a musica é alta e metade é surda nao se consegue nada.
23hs acendem-se os rechauds, comida a vista! a fila do INSS se forma em tempo recorde. Lá vou eu de novo. O primeiro prato do buffet geralmente é uma salada,nao quero. Salada eu como em casa. Passo para o seguinte: uma massa. Nao gosto de molho de tomate, sigo em frente. Um peixe… e se tiver espinhas e eu nao enxergar ? finalmente um risoto e um franguinho se passando por peru ou codorna. O garçon me serve e eu volto para a mesa, e eu, mesmo que queira mais, nao enfrento a fila de novo.
Começam as danças: voces já repararam como é ridiculo as pessoas se requebrando? a nao ser que sejam profissionais ou muito jeitosas. A musica está mais alta e ficamos todos com cara que estamos nos divertindo, e pensando só na nossa caminha.
Meia noite: vou virar abobora e perder meus sapatos na escadaria. Vou até a mesa de doces, nao é o meu forte mas geralmente sao muito bem arrumados. Quando consigo, saio com algum Cristo que me leva para casa, onde chego cansada, com dores nos pés, nas costas e de cabeça. Tiro toda a parafernalia e me estico. Estou em casa!

5 opiniões sobre “CASAMENTO x ENTERRO . parte 1 – casamento

  1. Choro de rir com a Vic, já chorei de rir com o vídeo da mãe da Vic e agora amando o blog (e chorando de rir) com a vó da Vic! Q família ótima!

Deixe um comentário

