a velhice é uma merda

Tenho 75 anos e meio. Gosto de dizer que tenho 76 para arredondar, é tao mais facil.
Sao ridiculos esses preços, de $89,90. Nao é mais facil dizer $ 90,00 de uma vez ? Quem tem 10 centavos para troco ?
Voltando à idade: tenho uma amiga que nasceu como eu, em 1933. Ela me perguntou: Nena, vamos fechar o ultimo 3 e transformamos em 8…ganhamos 5 anos (!). Mas o que que é melhor ?! ter 75 e dizerem…- ela até que está bem para tanta idade, ou ter 70 e dizerem…- ela está acabadinha, coitada…
Eu ando, nado, guio, leio muito, jogo tranca, trabalho para os pobres, adoro cinema ( nao tanto teatro), vejo pouca TV e nao gosto de computador. Nao sou da era dos botoes.
Mesmo assim, acho a velhice uma merda! Porque? Estou na idade do “condor”: tenho dor nas pernas, nas costas, na cabeça, tropeço bastante e ando irritada com as pessoas frequentemente.
Nao estou me queixando nao, estou constatando. Dizem que velhice é um estado de espirito…mentira!
Eu ainda quero fazer coisa mas, veja só: quando eu ando, eu tropeço; quando entro na piscina tem que ser pela escadinha, e já nao consigo abaixar para pegar as coisas. De noite, para guiar, já é mais dificil:os farois me cegam ( uso oculos muito fortes) e para entrar e sair do carro há uma certa dificuldade.
Tem algumas vantagens, mas elas sao relativas. Na fila do cinema passo na frente, porem voces já pegaram a fila de idosos no banco ? Demoram duas vezes mais que as comuns. Já falei para o gerente que com a expectativa de vida aumentando, precisam colocar duas caixas para idosos ao invés de uma só.
Qualquer dia ainda vou andar de onibus só para nao ter que pagar.

9 opiniões sobre “a velhice é uma merda

  1. Adorei seu ponto de vista! Muito difícil para a gente pensar como é o dia-a-dia de um idoso… como as coisas são projetadas erroneamente, o que reflete na sua dificuldade de se locomover e cumprir as suas tarefas diárias. Mas não se sinta feia por ter envelhecido!
    Te contar que minha avó viveu até os 92, nunca quebrou osso nenhum, vivia perfumada e com a roupa da última moda! Acessava a internet, escrevia crônicas para o jornal do bairro e para o Estado de Minas e a cada ano que passava, pedia a Deus “mais um aninho de vida”!
    E que saudade nós temos dela! A nossa grande dama!
    Tenho certeza que todos da sua família devem ter uma imagem muito semelhante com a tínhamos da minha avó, ainda mais você que tem esse espírito transgressor! A velhice deve ser uma merda mesmo, mas fazer o que? Ou a gente morre jovem e não tem história pra contar ou a gente tem a oportunidade de viver a cada dia uma descoberta nova!

    Beijos da sua mais nova admiradora!

  2. Oi Dona Nena, acabei de conhecer o seu blog e achei tão genial poder ler suas crônicas, isso faz a gente olhar a vida de uma maneira mais leve, tenho 32 anos e ainda tenho tanto a aprender, parabéns!!! Assim como tem os adolescentes tem os envelhescentes (como no seu caso). Adorei!!!!!

  3. Ola Dona Nena, estou muito adimirada pelo blog da Sra.. Soube da existencia do seu blog pelo blog da sua neta, o DDB que sigo sempre. Vou mandar o link da Sra. para minha mâe que completou 71 anos janeiro deste ano. Tenho 33 anos e como a Sra. escreveu idade é estado de espirito…, mas tem dias que a minha vovozinha tem 97 anos e tem mais energia do que eu :-)))
    Bem vinda ao mundo do blogs, e continue escrevendo, é inspirador.
    Obrigada!!!

Deixe um comentário

